5.17.2012

Destaques de maio

Maio

 
7/8/9 de maio– aplicação dos questionários, na E.B.2/3, para avaliação das bibliotecas escolares.

7/9/14/21 de maio –formação de utilizadores para os alunos do 3º ano da E.B.1 c/JI da Pedra Mourinha.

14 de maio - aplicação dos questionários, na E.B.1 c/JI da Pedra Mourinha, para avaliação das bibliotecas escolares.

22 de maio - Comemoração do Dia do Autor Português:

Projecção de um ppt;

Feira do livro usado.

Ao longo do mês:
 
* Momentos de poesia


* Ciberleitura: “O bebé que… não gostava de televisão”

* Passatempo quinzenal relacionado com o acordo ortográfico

* Uma data numa frase

4.24.2012

Oralidade




No dia 19 de abril realizou-se na biblioteca da escola EB2,3 Júdice Fialho uma sessão pedagógica sobre o património da oralidade na região do Algarve.











Destaques de abril


10 de abril – Tuna dos Avós - às11:00 na E.B.1 de Chão das Donas com a participação dos alunos das turmas do 2.ºA e 4.ºA.

18 de abril – Bora ao Cinema - às 14:45 na E.B. 2/3 Júdice Fialho.

 19 de abril – O Património da Oralidade na região do Algarve – às 12:00 na E.B.2/3 Júdice Fialho com a participação das turmas do 5.ºD e 6.ºC.

 24 de abril -  Tuna dos Avós – às 11:00 no JI de Chão das Donas.

 De 23 a 27 de abril - Mostra de livros sobre a “Revolução de Abril”.

 30 de abril – Formação de utilizadores para os alunos do 3.º ano.


Ao longo do mês



v  Momentos de poesia

v  Ciberleitura: “O Tesouro

v  Passatempo quinzenal relacionado com o acordo ortográfico

v  Uma data numa frase

3.20.2012

Lenda da Pedra Mourinha




Os alunos do 5º A trabalharam afincadamente nas aulas de história da Professora Helena Vieira. Escolheram o tema: "A conquista da península ibérica pelos muçulmanos" e pesquisaram sobre variados assuntos, dos quais destacaram a "Lenda da Pedra Mourinha". Com esta lenda fizeram um trabalho em multimédia para apresentar aos alunos do 1º B da EB1 c/JI da Pedra Mourinha.
A apresentação foi muito boa e os alunos de ambas as turmas estão de parabéns!

Encontro com Gisela Oliveira

Os alunos do pré-escolar tiveram, este ano, a oportunidade de conhcer a escritora Gisela Oliveira. Com ela, viajaram até a um mundo mágico, o mundo do tigre Mimi e do galito Ricó. Os alunos gostaram das sessões e da interação com a escritora.

A poesia está na escola e em toda a parte



Realizou-se na EB2,3 mais uma sessão de poesia com o poeta cantor e declamador Afonso Dias. As turmas participaram com muito entusiasmo e a sessão foi muito interessante. Os alunos prepararam apresentações e retribuiram com leituras de autores consagrados e poemas inventados.


Portal do INE e Projeto ALEA


Tal como previsto, realizou-se no dia 7 de março a formação promovida pelo INE subordinada ao tema: "A literacia estatística ao serviço da cidadania - Portal do INE e Projeto ALEA - uma primeira abordagem".
Esta sessão contou com a presença dos docentes da EB2,3 Júdice Fialho.